quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Indústria cultural no Brasil

O desenvolvimento da indústria cultural no Brasil ocorreu paralelamente ao desenvolvimento econômico e teve como marco a introdução do rádio, na década de 1920, da televisão, na década de 1950, recentemente, nos anos 1990, da internet. Os outros não são tão bem expressivos quanto a televisão e o rádio, por exemplo, os livros. 
A primeira transmissão de rádio no Brasil foi voltada principalmente para atividades não comerciais, a programação incluía recitais de poemas, música erudita, óperas e palestras cientificas.As emissoras eram poucas, com equipamentos precários e com transmissão irregular, pois não havia  muitos aparelhos receptores. 
A segunda fase começou quando foi autorizada  a publicidade no rádio. Isso permitiu a implantação da difusão para ouvintes que antes estão impossibilitados de se sintonizar os programas.
Por causa do alto custo, os programas ficavam restritos às cidades onde eram produzidos, como por exemplo Rio de Janeiro. O dinheiro que era arrecadado da publicidade era o que mantinha a programação no ar.
Entre as décadas de 1930 e 1950, a rádio alcançou o apogeu da audiência, o sucesso era tanto que cada emissora tinha sua própria orquestra. O desenvolvimento econômico possibilitava a ampliação do número de emissoras programação de rádio ser retransmitida por alto-falante nas ruas e praças.






POR: TASSIA SOUZA 

7 comentários:

  1. ONNNNNNNNHHHHHHH ANNNNNNNNNNNNNNNHHHHHHH ONNNNNNNNNHHHHHHHH

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    1. caiu no gemidao do site de sociologia

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    2. Krlh, caí no gemidao do site de Sociologia 😂😂
      (FDP, TAVA COM O VOLUME NO MÁXIMO)
      #SAM

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    3. Krlh, caí no gemidao do site de Sociologia 😂😂
      (FDP, TAVA COM O VOLUME NO MÁXIMO)
      #SAM

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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