domingo, 19 de agosto de 2012

Ética Protestante e o Espirito do Capitalismo


 O livro  “ A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”  de Max Weber relata como a influência das ideias religiosas interfere no comportamento dos homens e  prova a tese marxista de que a consciência do homem é determinada por sua classe social.
Podemos ver isso é nosso dia a dia, que  os indivíduos tem sua consciência feita através de sua classe social porque uma pessoa com alta condição costumes diferentes de uma pessoa de baixa classe.
Weber em seu livro também compara a civilização ocidental com a Oriental, ele fala muito da cultura do ocidente,arquitetura, a influencia de alguns países, depois cita o funcionário público, pilar tanto do Estado Moderno quanto na vida economia do Ocidente.
Mostra que ninguém nunca sob a certa dependência da existência de um funcionário publico que desempenha funções importantes na vida diária da sociedade, e ninca deram valor a tal trabalho.



Por: TASSIA SOUZA 

3 comentários:

  1. o sistema capitalista desde da antiguidade influenciou nas nossas ações, e age da mesma forma no dias atuais.Não importa o que fazemos sempre em primeiro logo estamos visando o nosso lucro.O homem continua um ser dominado pela produção de dinheiro, pela aquisição encarada como finalidade última da sua vida.
    Mariane cardoso 2 ° ano

    ResponderExcluir
  2. Podemos ressaltar também que um dos objetivos de Weber,tinha como objetivo ao publicar essa obra esclarecer como ocorreu a formação de uma civilização cuja nota que dominou naquele determinado período consistia-se no empenho de realizar procedimentos racionais entre os mais distintos campos,essa característica era vista por ele como a característica que diferenciava o Ocidente de muitos outros povos.Seu estudo partia da constatação de que a disposição dos homens de adotar determinados tipos de conduta racional teria sido obstruída pelas forças mágicas e religiosas e que a solução para esse mistério ou enigma estava na apresentação da obra O judaísmo antigo.

    ResponderExcluir
  3. Max Weber mostrava nesse livro uma de suas características únicas desse autor o que ele chamava de Summum bonum desta ética, era a obtenção de cada vez mais de dinheiro combinada com o estrito afastamento de todo “gozo” espontâneo da vida.Estava acima de tudo,completando a ainda a destituição de qualquer caracter eudemonista ou hedonista,sendo pensado como algo tão puro com a finalidade em si,chegando a transparecer algo superior á felicidade ou utilidade do individuo

    ResponderExcluir